domingo, 21 de dezembro de 2014

Sabres de Luz podem virar realidade...

Quando eu penso em um objeto do cinema que poderia virar realidade, a primeira coisa que me vem à cabeça é um sabre de luz.

sabre-de-luz2

Claro que organizar um feixe feito de luz, de forma que ele tenha massa é uma coisa praticamente impossível, bem longe da nossa realidade, não é? Não, não é! Cientistas de Harvard e do MIT estão chegando bem perto.

sabre-de-luz

Eles usaram uma câmara de vácuo para bombardear átomos de rubídio e resfriaram a nuvem de átomos formada deixando a temperatura próxima do zero absoluto. Depois, dispararam fótons individuais em direção a nuvem de átomos. E a grande surpresa foi ver que os fótons saiam do outro lado da nuvem juntos como uma molécula.

sabre-de-luz5

O que se sabia até agora sobre fótons, é que eles não têm massa e que não interagem uns com os outros. O que os cientistas tem feito é criar um meio especial onde os fótons interagem tão fortemente que passam a agir como se tivessem massa formando moléculas. Quando esses fótons tem esse tipo de interação, eles estão empurrando e desviando uns dos outros. A física do que está acontecendo nessas moléculas é semelhante ao que vemos nos filmes de Star Wars.

sabre-de-luz3

Na verdade, a motivação dos cientistas não é fazer um sabre de luz propriamente dito. De acordo com o professor Mikhail Lukin, coordenador do projeto, eles fazem isso por diversão e para “empurrar as fronteiras da ciência”. Lukin disse ainda que a real utilidade do estudo eles ainda não sabem, mas é um novo estado da matéria e por isso estão esperançosos em encontrar novas aplicações à medida que continuarem a investigar as propriedades dessa descoberta. Talvez ela possa ser usada na computação clássica, onde os raios fotônicos poderiam construir complexos circuitos quânticos lógicos.

sabre-de-luz4

Pra mim, eles querem sim desenvolver um sabre de luz! E espero que consigam! 
E vocês, o que acham da ideia de sabres de luz virando realidade?



Fonte: pausaparanerdices.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário