quarta-feira, 16 de julho de 2014

4 MITOS SOBRE FACULDADE À DISTÂNCIA...


O ensino a distância é uma modalidade de ensino que ganhou muito destaque e importância nos últimos anos, sendo uma alternativa interessante para quem pretende dar continuidade aos estudos com flexibilidade de horário e comodidade para o aprendizado.

Esse modelo de ensino permite que os alunos estudem através da internet, sem a necessidade da presença em salas de aula de forma convencional.

No entanto, muitos são os mitos criados a respeito de faculdades à distância, o que gera certas dúvidas a quem deseja iniciar uma graduação nessa modalidade. Esse texto tem como propósito esclarecer alguns desses mitos e encorajar os estudantes a optarem por fazer uma faculdade à distância.

Mitos sobre faculdade à distância

1. Faculdade à distância é mais fácil

Não exatamente. Os cursos a distância, assim como os presenciais, têm exames, trabalhos, frequência, notas mínimas e repetência, exigindo tempo e dedicação. Para muito estudantes, contudo, a modalidade é mais fácil porque oferece mais liberdade para estudar em um ritmo diferente do tradicional.

2. Diploma de faculdade à distância é diferente dos de cursos presenciais

Desde 1996 a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) prevê a existência de cursos a distância para a educação básica e superior (ensino médio, técnico, graduação e pós-graduação) e determina que seus diplomas tenham o mesmo valor que dos presenciais.

3. Faculdade à distância não é reconhecida pelo MEC

Os cursos à distância também possuem a avaliação do Ministério da Educação (MEC) e, assim como os cursos presenciais, devem possuir sua permissão para ser ofertado. Os cursos à distância possuem leis e decretos que regulamentam a oferta de vagas e diplomas para esse sistema de ensino e o diploma de um curso a distância não possui nenhuma distinção em relação a um diploma emitido em um curso presencial.

4. Provas são virtuais

Apesar de o nome amplamente divulgado ser "a distância", dando a impressão de que os cursos são integralmente remotos, as graduações de EAD (ensino a distancia) exigem que parte do conteúdo curricular ocorra de modo presencial. A quantidade de aulas presenciais e a distância é definida pelo projeto pedagógico, mas as diretrizes do MEC indicam que provas, estágios, defesas de trabalho de conclusão de curso e atividades em laboratórios (para determinados cursos) são obrigatoriamente presenciais.

Fonte: Uol educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário